Orientadora: Profa. Ana Flavia Leão Pereira / Bolsista: Felipe Gonzaga Batista Rodrigues / Edital 58/2018
Ao longo da história da educação, surgiram diversas tendências pedagógicas, filosofias e metodologias de ensino. Como alvo das principais críticas ao processo de ensino e aprendizagem estão aqueles modelos classicamente alicerçado em tendências pedagógicas tais como o tradicionalismo e o tecnicismo (Morin, 2003; Bauman, 1998, 2001, 2013). A pedagogia nova foi a primeira grande iniciativa do uso de metodologias exploratórias críticas, tais como a aprendizagem baseada em projetos (WESTBROOK, 2013), uso de jogos educativos e ferramentas lúdicas (PEREIRA, 2013). Global Education Leaders’ Program (2014) aponta que estudos publicados entre 2008 e 2010 apresentam evidências a favor de uma profunda reconsideração sobre como deveria se dar a aprendizagem. No entanto, o modelo dominante de transmissão de conhecimento continua sendo no estilo do século (séc.) XX.
Um dos desafios atuais é saber quais propostas, em meio a várias, são mais efetivas para promovê-las. Os problemas do Sec.XXI, bastantes complexos e plurais, exigem uma nova escola, engajada com os desafios contemporâneos e promover o fortalecimento de potenciais, contemplando ritmos, estilos, características e necessidades educativas de todos os alunos. Dessa forma, o principal objetivo dessa pesquisa será sensibilizar, mobilizar e discutir planos de mudanças articulada com gestores, servidores, professores e alunos em direção a obter características inovadoras no ensino técnico integrado do Instituto Federal de Minas/Campus Ouro Preto (IFMG/OP).
Neste estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, o IFMG/OP e sua dinâmica escolar será objeto de estudo nos quais os atores do espaço escolar (alunos, professores, servidores e gestores) são os sujeitos. A partir das respostas obtidas através das técnicas Delphi, observação direta, entrevistas e questionários se tabulara os dados através de relatórios organizados por categorias definidas no Instrumento “Roteiro de Observação” e planos de ação serão pensados para a Instituição de forma articulada, avaliando-se a viabilidade da proposta.
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.