Grupos de Pesquisa – IFMG Campus Ouro Preto

FIM

Grupo de Estudos de Desenvolvimento Mobile (GEDEM)

Clique aqui para acessar o espelho no Diretório do CNPq

Líder: Prof. Dr. Ricardo Sérgio Prado

Grande área: Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação

Linhas de pesquisa:

  • Desenvolvimento de Sistemas Web, Mobile e Desktop

Repercussões: Com a crescente demanda por serviços digitais, os dispositivos móveis ocupam atualmente uma importante fatia dentre as tecnologias utilizadas para resolução de problemas. Nos últimos anos, o aumento do número de frameworks para desenvolvimento mobile alavancou ainda mais a quantidade de aplicativos desenvolvidos, bem como o surgimento de novas modalidades de apps e a consolidação do e-commerce. Sendo assim, o Grupo de Estudos em Desenvolvimento Mobile surge com o intuito de fomentar o estudo e a pesquisa dessas tecnologias para suportar a demanda existente e futura de desenvolvimento mobile.

FIM

Inteligência Computacional Aplicada (ICA)

Clique aqui para acessar o espelho no Diretório do CNPq

Líder: Profa. Dra. Sílvia Grasiella Moreira Almeida e Prof. Dr. Frederico Gadelha Guimarães

Grande área: Engenharias; Engenharia Elétrica; Computação

Linhas de pesquisa:

  • Modelagem, Otimização e Simulação Computacional de Sistemas e Processos
  • Análise e Desenvolvimento de Material Didático Digital
  • Deep Learning (Aprendizado Profundo)
  • Internet das Coisas – IoT
  • Robótica
  • Tecnologia Assistiva

Repercussões: O presente grupo de pesquisa tem como objetivo envolver pesquisadores das áreas de otimização, reconhecimento de padrões, computação, visão computacional, ciência de dados, entre outros, com o objetivo de solucionar problemas relativos à inteligência computacional aplicada. Pretende-se baratear, alterar ou mesmo aumentar o desempenho de processos tecnológicos nos quais o uso de algoritmos e processos de inteligência artificial sejam possíveis. Todas as linhas de pesquisa são relacionadas entre si, com interfaces entre os pesquisadores a partir de suas linhas de atuação.

FIM

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura (NUEPA)

Clique aqui para acessar o espelho no Diretório do CNPq

Líder: Profa. Dra. Cristiana Santos Andreoli

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas/ Turismo

Linhas de pesquisa:

  • Alimentação e Hospitalidade
  • Alimentação Práticas Alimentares
  • Ciência de Alimentos, Segurança Alimentar e Gastronomia
  • Patrimônio, Gastronomia e Cultura alimentar

Repercussões: Objetivas-se constituir um núcleo de referência que articule e promova atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas ao campo da gastronomia direcionadas aos estudos sobre cultura, memória e alimentação. A ênfase da equipe é para estudos que possibilitem uma maior compreensão das práticas alimentares relacionadas a hospitalidade, turismo e o lazer, a fim de planejar e desenvolver pesquisa e produção científica que contribuam para o fortalecimento de estudos no campo da gastronomia; Para isso, busca-se analisar a alimentação e a gastronomia como um fenômeno da sociedade pós-moderna considerando a sua importância como atividade econômica (na geração de emprego e renda) e, sobretudo, seu papel na promoção da preservação dos saberes, culturais e suas interfaces locais e ou regionais por meio atividades de projetos. Desta forma, além da relevância destaca-se a importância da gastronomia como indutora da inclusão social, da sustentabilidade e do patrimônio cultural.

FIM

Pesquisas interdisciplinares sobre áreas úmidas

Clique aqui para acessar o espelho no Diretório do CNPq

Líder: Prof. Dr. Diego Alves de Oliveira e Profa. Dra. Elizêne Veloso Ribeiro

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Geociências

Linhas de pesquisa:

  • Análise biológica
  • Análise hidrogeomorfológica e gestão dos recursos hídricos
  • Dinâmica de geocoberturas superficiais e subsuperficiais
  • Paleoecologia e paleoclima
  • Sustentabilidade e educação ambiental

Repercussões: Áreas úmidas são um forte exemplo de interação entre atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera, mantidas por complexo equilíbrio dinâmico de processos superficiais e subsuperficiais, apresentando ainda importância local e global em temas como aquecimento global, quantidade e qualidade de recursos hídricos, regulação de sedimentos, e refúgio para biodiversidade. A partir deste contexto, já de caráter interdisciplinar, os pesquisadores deste grupo se propõem a continuar a proposição de novos projetos de pesquisa e divulgação científica sobre as características atuais e sobre a história paleoambiental das áreas úmidas, nos biomas do Cerrado e Mata Atlântica, incluindo seus ecótonos, contribuindo para o seu conhecimento e subsidiando a proteção destes espaços, a partir da análise de sua dinâmica, manutenção e gestão ambiental, contribuindo também com produtos em pesquisa aplicada para a sustentabilidade e educação ambiental que pode ser promovida a partir destes espaços.

FIM